Filosofo: . Como podem explicar o fato de Cristo não ter sido casado, e sem dúvida muitos outros apóstolos também? Como explicam 1 Coríntios 7:1 e Mateus 19:10-12.
Aulas de teologia: O primeiro é talvez um dos maiores mandamentos dados ao homem - multiplicar-se e encher a terra . "Não é bom que o homem esteja só, portanto, deixará o varão a seu pai e sua mãe etc. . ."; "o que Deus juntou, não separe o homem". A estas declarações, os fariseus replicaram: "Mas Moisés permitiu dar carta de divórcio e repudiar a mulher". Cristo mostrou que não era assim no princípio, e que qualquer homem que repudiasse a mulher (a não ser por causa de fornicação dela) estaria cometendo adultério. Ao ouvirem isso, seus discípulos ficaram perturbados e disseram: "Se é assim a condição do homem em relação à mulher, é melhor não casar". A isso Cristo replicou com uma difícil metáfora: ". . . há eunucos que o são desde o ventre de suas mães; e há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens, e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos, por amor do reino dos céus. Quem puder compreender compreenda". (Mateus
19:10-12).
Em suma, nenhum homem está justificado em não assumir a responsabilidade do casamento e da procriação para Deus, a não ser que esteja impedido, fisiologicamente por quaisquer dos casos acima descritos na metáfora. Acontece que somente Cristo esteja justificado em não gerar filhos para Deus na carne, "por amor ao reino dos céus"; só ele e ninguém mais. E as razões de Cristo eram absolutamente proibitivas, pois ele geraria filhos que teriam, como ele tinha, poder sobre a morte. O amor pelo reino dos céus, não pode ser aceito como justo, se ferir ao grande primeiro mandamento dado ao homem para multiplicar-se e encher a terra. Afinal, o reino dos céus é constituído de seres ressuscitados e glorificados, os quais, terão antes que nascer na carne, para receberem as bênçãos desenvolvidas na expiação de Cristo.
O grande historiador Eusébio, cita Clemente de Alexandria fornecendo uma lista de apóstolos que eram casados, incluindo Pedro, Paulo e Felipe. Pedro e Felipe incontestavelmente tinham filhos. 1 Coríntios 9:5 diz que, além de mulheres irmãs, havia algumas esposas acompanhando os apóstolos também. Paulo, numa pergunta, reivindica o mesmo direito para si. É sintomático o fato na versão católica da Bíblia que temos aqui na mão, a palavra esposas está retirada desse versículo. Se Paulo estava ou não casado antes de tornar-se cristão, o fato é que ensinou o princípio da necessidade do casamento quando disse: "Nem o varão é sem a mulher nem a mulher é sem o varão diante do Senhor". (1 Coríntios11:11). Acontece que um pecado sexual grave estava crescendo no tempo do Senhor e seus apóstolos, como incontáveis escrituras demonstram; então Paulo achou melhor, por causa dessa iniquidade, falar por concessão e não por mandamento a todos os que, naquele momento e circunstâncias, estavam assim como ele. Aparentemente Paulo ou ainda estava solteiro ou viajava sem a companhia da esposa e tinha que guardar a continência (abster-se de ter relações sexuais). (1 Coríntios 7:6-8). Note-se que a instrução foi dada às pessoas solteiras e viúvas, mas se elas não fossem capazes de manter a continência, então se casassem. Mais uma vez, ele ensinou o que o Senhor havia ensinado: "que a esposa não se aparte do marido" nem mesmo no caso de incredulidade de uma das partes, desde que a parte incrédula consinta em manter o relacionamento conjugal. (1 Cor 7:10-13). Para convencer aos santos de Corinto de que ele era um apóstolo, Paulo perguntou: "Não temos o direito de levar uma mulher irmã, ou uma esposa, assim como fazem os demais apóstolos ?" (1 Coríntios 9:5). Nessas palavras de Paulo, além daquelas pronunciadas diante do rei Agripa: "conforme a mais severa seita de nossa religião, vivi fariseu". e, sabendo que a mais severa seita era a do Sinédrio, cujos membros tinham de casar em idade jovem, concluímos que Paulo foi casado. Ou era viúvo na época do proselitismo viajante ou simplesmente não se fazia acompanhar pela esposa nas árduas e perigosas jornadas (Atos 26:5). Há muitas indicações que demonstram a grande possibilidade de Cristo ser casado para cumprir toda a justiça, pois o casamento é mandamento de Deus; por que Cristo o desobedeceria ? João declarou que havia muitas outras coisas que Cristo fizera e que não foram escritas (João 21:25). Efetivamente Cristo terá cumprido o mandamento do casamento integralmente antes da sua ressurreição: se foi na terra, antes de sua morte, ou no intervalo de tempo em que esteve no mundo dos espíritos, por procuradores especiais, não sabemos. O que sabemos é o que ele disse a João Batista: "Deixa por agora, porque é preciso cumprimos toda a justiça" (Mateus 3:15). Ora, "o homem não é sem a mulher diante Deus"; de que forma Cristo-homem o seria diante de si mesmo e do Pai sem a mulher? E quanto ao Pai, ele seria sem a mulher ? "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança . . . ele criou-o à imagem de Deus, e criou-os homem e mulher". (Gênesis 1:26-27). Também podemos assinalar que num breve futuro, durante o reinado milenar de cristo nesta terra, casamentos serão realizados por procuradores mortais, em benefício de muitos daqueles que justificadamente perderam a oportunidade de realizar toda a justiça nos seus dias mortais, e que, então, estarão aguardando no mundo dos espíritos por essas ordenanças a fim de serem ressuscitados para a salvação celestial com exaltação. Hoje mesmo estamos realizando essas ordenanças por tantos quanto nosso trabalho genealógico alcance. Mas há muitos bilhões de espíritos aguardando, só o trabalho do milênio de retidão dará conta por todos eles.
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