terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Filosofo: Eu tenho uma pergunta para fazer concernente ao dia do SÁBADO. O Senhor disse a Moisés: "Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar". Por milhares de anos, o sábado tinha sido observado pelos judeus, mas através de filosofias pagãs da era cristão, este mandamento foi violado, realizam suas reuniões religiosas no Domingo.
Agora vocês dizem que o Domingo é o dia de adoração, Por que vocês, com este conhecimento, quebram este mandamento do Senhor?
Aulas de teologia: Este é um bom ponto que vocês levantaram, mas podemos encontrar a resposta nas escrituras. Lemos na Bíblia que o Sábado foi feito para o homem, e não o homem para o Sábado. O Sábado foi observado no sábado por causa da lei judaica. O Sr. Gledhill pede que mostremos onde as escrituras dizem que o Sábado foi abolido - Vemos em Apocalipse 1:10 o Apóstolo João referindo-se ao Dia do Senhor claramente como sendo o domingo. Foi nesse dia exatamente que os discípulos reuniram-se logo após a ressurreição de Cristo, e assim procederam mais uma vez no domingo seguinte (João 20:26); as escrituras atestam que o Sacramento foi observado no Dia do Senhor (Atos 20:7); a coleta para os santos foi feita no Dia do Senhor (I Coríntios 16:2). Se hoje vivêssemos ainda a lei judaica, estaríamos vivendo a lei que foi dada aos israelitas - a lei que lhe serviu de aio para conduzi-los ao Cristo (Gálatas 3:24-25). Mas os cristãos não necessitam mais do aio, porque já foram conduzidos a Cristo por Ele e seus apóstolos desde o Meridiano dos Tempos. Quem já foi conduzido por Cristo ao Novo Convênio, deve observar o Dia do Senhor; o domingo. Esse Convênio deve observar o Dia do Senhor no domingo. O Novo Convênio envelheceu o primeiro (Hebreus 8:1-13).
Filosofo: Vocês estão negando os dez mandamentos.
Aulas de teologia: Não estamos; da mesma forma que Cristo não estava, quando resumiu-os em apenas dois mandamentos: Amar ao Senhor e amar ao seu irmão, porque nessas duas leis, disse Cristo, baseiam-se toda a Lei e os Profetas. Acabamos de citar Hebreus 8:1-13, agora citamos Colossenses 2:16 que também nos fala de um dia santo, de uma nova lua ou "dos SÁBADOS". Agora se alguém quer viver o Sábado no sétimo dia, deve viver a lei inteira. Lemos em Êxodo que se alguém não guardasse o sábado deveria ser morto. Em 35:3 diz que não deviam acender fogo nesse dia; que toda a comida deveria ser preparada no dia anterior. Ora, se a velha lei continuasse obrigatória depois da ressurreição, por que em Atos 15:20 os gentios convertidos não foram ensinados a observá-la? Além disso, quem quiser viver pela lei antiga, desde que pretenda guardar o Sábado no sábado, verá que os judeus eram mandados observar o sétimo vês de cada ano e também o sétimo ano, quando os produtos semeados por eles em terras arábicas deveriam ser deixados aos pobres e às bestas do campo. Os israelitas tinham que liberar-se mutuamente das dívidas. Todas essas coisas forma abolidas, mas se ainda deseja continuar com o velho sábado, por que não o observa corretamente como os judeus o observavam para poderem guardá-lo santo? Por que não vivem o ano sabático? Por que os violadores não são mortos? Por que acendem fogos no sábado? Por que não vivem o Ano Jubileu? É triste ver que mesmo demonstrando terem zelo por Deus, acabam é por não viver corretamente nenhum dos seus convênios. Os Srs. apegaram-se à falsas doutrinas e se acostumaram a amá-las mais que à verdade. Acabamos de provar que a lei foi dada a um determinado povo, num contexto específico e lugar; que as escrituras do Novo Testamento, mostram o cumprimento e a mudança das leis do Velho Testamento. Os judeus não têm por que viver a Nova Aliança porque não receberam Jesus, mas quem afirma ter recebido não pode rejeitar o novo Sábado - o domingo ou primeiro dia da semana, o Dia do Senhor. O sétimo dia era o dia consagrado para adoração, até a morte de Jeová. O primeiro dia passou a ser o novo sábado, para marcar a ressurreição de Jeová. O velho marcou a libertação física do povo da escravidão egípcia, o novo marcou a libertação física da morte e a alvorada para a salvação espiritual.
Filosofo: No entanto vocês têm em Doutrina e Convênios que deverão lembrar do Dia do Sábado para o santificar.
Aulas de teologia: : A palavra Sábado no contexto, vem da palavra hebraica "shabbath" significando dia de descanso. O Senhor poderia ter designado qualquer outro dia da semana para ser o shabbath. Ele começou por designar o sétimo dia entre os israelitas, que por influência da Lei Judaica, passou a ser chamado sábado, na semântica dos povos modernos. Como a "semântica" de Deus é outra, os cristãos que não se libertam dos erros dos pastores, acabam por mergulhar na mesma confusão de suas mentes. Seus credos são uma abominação à minha vista, diz o Senhor.
Filosofo: Então, uma vez que vocês admitem que vivem pelo dia do Sábado, por que não observam o Jubileu, ou o ano sabático, ou matam violadores do Sábado?
Aulas de teologia: Porque o Sacerdócio sendo mudado, e um novo e melhor convênio sendo dado, havia necessidade de uma mudança na lei. (Hebreus 7:12). Estas coisas foram da velha lei, que já foi cumprida.
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